Telefone e Whatsapp: (11) 3221-2599
(11) 9 9371-1031

De segunda a sexta-feira das 8:00 as 17:00
vendas@proluz.com.br
leopoldo@gke.com.br
josemaria@gke.com.br

Distribuindo: Conectores de Aterramento / Ferramentas Hidráulicas e Mecânicas / Material para Solda Exotérmica / Material Blindado para Área Classificada / SPDA Descargas Atmosféricas - Para-raio / Manutenção em equipamentos hidráulicos da linha Burndy, Alicates: Y35-SG1 - Y750HSXT - PAT750XT18V - PAT81KFT entre outros, consulte!
  • BURNDY
  • HUBBELL do Brasil
  • TRAMONTINA EX
  • STEUTE
  • Schmersal
  • TRAMONTINA
  • MAGNET
  • Condeal
  • ÉRICO FLEX
  • TERMOTECNICA
 

PRINCIPAIS MUDANÇAS NA NORMA - NBR-5419

Você esta aqui: www.proluz.com.br > Informações Técnicas > TERMOTECNICA > PRINCIPAIS MUDANÇAS NA NORMA - NBR-5419

 

Principais mudanças na Norma NBR-5419 / 2005

A norma NBR-5419 foi revisada e está disponível na ABNT. Relacionamos abaixo as principais mudanças.
  1. As edificações com altura superior a 10 metros, deverão possuir no subsistema de captação , um condutor periférico em forma de anel , contornando toda a cobertura e afastado no máximo a 0,5m da borda.
  2. Condutores em Alumínio, mesmo com capa isolante, continuam sendo proibidos dentro de calhas de água pluvial. O cobre passa a ser permitido nestas condições.
  3. Em paredes de material inflamável , o afastamento dos condutores passa a ser de no mínimo 10 cm. Nos demais tipos de parede, os condutores podem ser fixados diretamente sobre as mesmas , ou embutidos dentro do reboco.
  4. A norma agora expõe com mais detalhes, a utilização de ferragens estruturais como parte do SPDA, com destaque para os sistemas que utilizam barra adicional dedicada, como forma de garantir a continuidade elétrica e a equalização de potenciais ( Anexo D ).
  5. Passa a ser permitida a utilização das ferragens de estruturas de concreto protendido como parte integrante do SPDA. Os cabos de aço da estrutura protendida NÃO poderão ser utilizados como parte do SPDA.
  6. A tabela 4 determina agora as espessuras mínimas para que estruturas metálicas ( por exemplo, tanques ) possam ser utilizadas no SPDA. São definidas espessuras para não haver pontos quentes ( para tanques de inflamáveis e explosivos ) , e pontos de perfuração ( para tanques de ácidos, por exemplo ).
  7. Todas as peças e acessórios de origem ferrosa, usados no SPDA, deverão ser galvanizados a fogo ou banhadas com 254 micrometros de cobre. Fica assim proibida a zincagem eletrolítica.
  8. A ligação que era feita entre os anéis horizontais de cintamento e as caixas de equalização secundárias não deverá mais ser executada. Deverá ser instalada uma prumada vertical para interligar as caixas de equalização secundárias à caixa de equalização principal (LEP).
  9. O valor da resistência de aterramento de 10 ohms continua sendo recomendado , porém , em locais onde o solo apresente alta resistividade , poderão ser aceitos valores maiores, desde que sejam feitos arranjos que minimizem os potenciais de passo , e que os procedimentos sejam tecnicamente justificados.
  10. O parágrafo sobre o congelamento do solo foi retirado.
  11. Nos SPDA estruturais que não utilizarem a barra adicional dedicada, deverão ser feitas medições de continuidade elétrica entre diversos pontos da estrutura, pois na maioria dos casos a execução não é acompanhada pelo responsável técnico do SPDA.
  12. Em caso de não necessidade de SPDA, deverá ser emitido um atestado através do anexo B da norma.
  13. Para áreas classificadas o volume a ser protegido deverá ser considerado acima da área de evaporação dos gases ( plano fictício ).
  14. Foi incluído um novo mapa de curvas isocerâunicas da região sudeste com dados mais recentes
  15. A norma traz no Anexo E as exigências para a medição de continuidade elétrica de ferragens.
  16. Toda a tabela passou a ser inseridas dentro do texto da norma.
  17. O módulo ( mesh ) da gaiola de Faraday foi aumentado para os níveis II , III e IV, de forma que o comprimento passa a ser o dobro da largura.
  18. O texto na nova norma deixa explícito que, caso o cálculo do número de descidas dê como resultado um número menor que 2, deverão ser instaladas mesmo assim, pelo menos 2 descidas para qualquer tipo de edificação. Postes metálicos não necessitam de descidas , podendo ter a sua estrutura aproveitada como descida natural.
  19. Nos casos onde for impossível a execução do anel de aterramento inferior dentro de valetas , deverá ser feito um anel de equalização a até 4 metros acima do nível do solo.
  20. Caso sejam utilizados cabos como condutores de descida, estes não poderão ter emendas (exceto a emenda no ponto de medição), nem mesmo com solda exotérmica . Para condutores de perfis metálicos , as emendas continuam permitidas.
  21. Foi retirada a exigência de se banhar com chumbo, as peças e acessórios usadas no topo de chaminés.
  22. A norma reforça a exigência de se documentar toda a instalação, através de projetos e relatórios técnicos, e de se fazer as vistorias periodicamente.
  23. As descidas do SPDA deverão distar das tubulações de gás no mínimo 2 metros . Caso esse distanciamento não seja possível as tubulações deverão ser equalizadas a cada 20 metros de altura, diretamente no SPDA ou indiretamente através de DPS (Dispositivo de Proteção de Surtos) dependendo do caso.
  24. Em estruturas cobrindo grandes áreas com larguras superiores a 40 metros, são necessários condutores de descida no interior do volume a proteger (requisito que será naturalmente atendido no caso de estruturas metálicas ou com armaduras de aço interligadas).
Eng. Normando Virgilio Borges Alves

Relator da norma NBR5419/2001

Ofertas por e-mail

Segurança

Internet Segura
Os preços, as promoções, o frete de entrega e as condições de pagamento são válidos apenas para compras via internet.
Validades de ofertas e confirmação do pedido sujeito a análise e confirmação de dados.